PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO

DE NEGÓCIOS DA SAÚDE FDC

PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO

DE NEGÓCIOS DA SAÚDE FDC

A ponte entre a excelência clínica e o sucesso empresarial

A ponte entre a excelência clínica e o sucesso empresarial

Início: 24 de novembro

Início: 24 de novembro

Domine as habilidades de gestão para alcançar o equilíbrio entre a qualidade dos serviços de saúde oferecidos e o crescimento dos negócios.

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QUERO SABER MAIS!

A dor de 90% dos profissionais de saúde…


A falta de conhecimento em gestão pode impactar negativamente a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a capacidade de inovação nas organizações de saúde.


A Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde da FDC é uma formação de nível internacional, que vai preparar você para enfrentar os desafios da competitividade e da qualidade dos serviços, desenvolvendo habilidades para lidar com a gestão do seu negócio.


Um programa completo, que tem como objetivo desenvolver profissionais da saúde ou que atuem na gestão de empresas de saúde, para superar os desafios desse novo cenário que se delimita.


Com uma metodologia comprovada e um corpo docente altamente qualificado, a Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde irá ajudar você a desenvolver habilidades de gestão de negócios excepcionais para impulsionar o sucesso da empresa, alcançando o equilíbrio perfeito entre a excelência clínica e o sucesso empresarial.


Imagine gerenciar uma empresa da saúde, de forma eficiente, com clientes satisfeitos e alcançando seus objetivos de negócios de maneira consistente?

Faça uma formação com a 7ª melhor escola de

negócios do mundo, a Fundação Dom Cabral,

sem sair de Uberlândia.

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A PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO

DE NEGÓCIOS DA SAÚDE FDC

foi desenvolvida para:

A PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO

DE NEGÓCIOS DA SAÚDE FDC

foi desenvolvida para:

PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA DA SAÚDE

Tem como objetivo desenvolver profissionais de saúde como: médicos, odontólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais de outras organizações da área da saúde que buscam conhecimento em gestão para enfrentarem os desafios da competitividade e da qualidade dos seus serviços.

PROFISSIONAIS QUE SE ENVOLVEM DIRETAMENTE NA ÁREA DA SAÚDE

Administradores e demais profissionais que atuam na Gestão de empresas de Saúde, quer sejam Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Operadoras de Saúde para superar os desafios desse novo cenário que se delimita.

Vantagens da Pós-Graduação FDC

Vantagens da Pós-Graduação FDC

Com lições práticas e exemplos do mundo real, alinhados a recursos, técnicas e ferramentas, você aprenderá a enfrentar os desafios da gestão de negócios na saúde, em um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor.


Nossas abordagens são dinâmicas, inovadoras para que você atue como protagonistas do seu desenvolvimento, trazendo seu repertório conceitual e de experiências pessoais, permitindo a ampliação e a construção do conhecimento coletivo:

Com lições práticas e exemplos do mundo real, alinhados a recursos, técnicas e ferramentas, você aprenderá a enfrentar os desafios da gestão de negócios na saúde, em um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor.


Nossas abordagens são dinâmicas, inovadoras para que você atue como protagonistas do seu desenvolvimento, trazendo seu repertório conceitual e de experiências pessoais, permitindo a ampliação e a construção do conhecimento coletivo:

Experiência Presencial

Sala de aula com a intermediação do professor, possibilitando a troca de experiências entre participantes, estudos de caso, simulações, diálogos com a área da saúde, entre outros.

Ações de Aplicação

O processo de desenvolvimento prevê ainda mecanismos de sustentação da aprendizagem, tendo por base o desenvolvimento de projetos, preferencialmente de caráter estratégico, que cada grupo de participantes proporá, com a assistência de um professor orientador, especialista no tema.

Ações a Distância

Utilizando-se da plataforma AVA da FDC: atividades prévias como estímulo à preparação para o presencial. Utilizando-se ferramenta zoom: encontros com professores orientadores de TCC, e ainda as disciplinas com carga horária de 8 horas e 15 horas.

Por que fazer a Pós-Graduação em

Gestão de Negócios da Saúde da FDC?

Aqui você vai:

Por que fazer a Pós-Graduação em

Gestão de Negócios da Saúde da FDC?

Aqui você vai:

Aprimorar suas habilidades de gestão para liderar com excelência no setor de saúde;

Adquirir conhecimentos em governança e compliance para garantir a conformidade e ética nos negócios da saúde;

Desenvolver competências estratégicas em planejamento corporativo e assistencial para otimizar os resultados das empresas do setor;

Aprender a promover a segurança e a experiência do paciente, melhorando a qualidade dos serviços de saúde;

Desenvolver habilidades de negociação e tomada de decisão para lidar com os desafios complexos do setor de saúde;

Vai estar à frente das tendências e inovações tecnológicas que estão revolucionando a área da saúde;

E muito mais!

EU QUERO ME INSCREVER!

O que você vai aprender com a

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE:

O que você vai aprender com a

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE:

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde foi construído em quatro módulos sequenciais para um entendimento e fortalecimento lógico do raciocínio, em relação à gestão na área da saúde, desenvolvendo competências para que possam encaminhar suas instituições para um outro nível de atenção aos pacientes.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde foi construído em quatro módulos sequenciais para um entendimento e fortalecimento lógico do raciocínio, em relação à gestão na área da saúde, desenvolvendo competências para que possam encaminhar suas instituições para um outro nível de atenção aos pacientes.

MÓDULO I

VISÃO SISTÊMICA DA ORGANIZAÇÃO

NO NOVO CENÁRIO DA SAÚDE

O módulo objetiva apresentar e analisar o ambiente da saúde, foi idealizado para trazer ao participante uma nova perspectiva do mundo da saúde, conforme as tendências atuais. 


1Análise Ambiental e Planejamento Estratégico em Saúde

2Visão Integrada da Cadeia de Valor em Saúde

3 – Cooperativismo e Ecossistema da Saúde

4Transformação Digital na Saúde 

O módulo objetiva apresentar e analisar o ambiente da saúde, foi idealizado para trazer ao participante uma nova perspectiva do mundo da saúde, conforme as tendências atuais. 


1Análise Ambiental e Planejamento Estratégico em Saúde

2Visão Integrada da Cadeia de Valor em Saúde

3 – Cooperativismo e Ecossistema da Saúde

4Transformação Digital na Saúde 

MÓDULO III

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

 Apresenta como o projeto de intervenção será construído e como gerenciá-lo. 


1Gestão de Projetos

2Gestão de Mudanças

3Apresentação da Metodologia dos Projetos Aplicativos

 Apresenta como o projeto de intervenção será construído e como gerenciá-lo. 


1Gestão de Projetos

2Gestão de Mudanças

3Apresentação da Metodologia dos Projetos Aplicativos

MÓDULO II

ESTRATÉGIA CORPORATIVA EM SAÚDE

O módulo trata da construção das instituições de saúde, de estratégias de fortalecimento, cooperativismo e sustentabilidade.


1Sistemas de Saúde, Normas Éticas, Judicialização na Saúde e Bioética – Um Contexto da Saúde no Brasil

2Governança Corporativa e Compliance na Saúde

3Auditoria e Controles Internos nas Organizações e Saúde

4Inteligência Competitiva em Saúde

5Estratégias Comerciais e de Marketing no Setor de Saúde

6Comunicação Corporativa

7Imagem e Reputação Corporativa

8Performance Organizacional

9Gestão Estratégica de Custos Hospitalares

10Finanças e Análise de Investimentos

O módulo trata da construção das instituições de saúde, de estratégias de fortalecimento, cooperativismo e sustentabilidade.


1Sistemas de Saúde, Normas Éticas, Judicialização na Saúde e Bioética – Um Contexto da Saúde no Brasil

2Governança Corporativa e Compliance na Saúde

3Auditoria e Controles Internos nas Organizações e Saúde

4Inteligência Competitiva em Saúde

5Estratégias Comerciais e de Marketing no Setor de Saúde

6Comunicação Corporativa

7Imagem e Reputação Corporativa

8Performance Organizacional

9Gestão Estratégica de Custos Hospitalares

10Finanças e Análise de Investimentos

MÓDULO IV

ESTRATÉGIA ASSISTENCIAL

O Módulo 4 traz uma atenção especial ao processo assistencial e como aplicar construções que realmente agregam valor aos pacientes. 


1Governança Clínica

2Gestão de Riscos Assistenciais e Segurança do Paciente

3Desenvolvimento de Lideranças e Equipes de Alta Performance

4Implementação de Processos Lean e Metodologias Ágeis

5Análise de Performance e Tomada de Decisão

6Experiência do Paciente e do Profissional de Saúde

7Educação Permanente e Melhoria Contínua em Saúde

8Modelos de Sustentabilidade na Saúde

9Hotelaria para Experiências Customizadas do Paciente

10Farmácia e Suprimentos para Apoio Integrado à Assistência

O Módulo 4 traz uma atenção especial ao processo assistencial e como aplicar construções que realmente agregam valor aos pacientes. 


1Governança Clínica

2Gestão de Riscos Assistenciais e Segurança do Paciente

3Desenvolvimento de Lideranças e Equipes de Alta Performance

4Implementação de Processos Lean e Metodologias Ágeis

5Análise de Performance e Tomada de Decisão

6Experiência do Paciente e do Profissional de Saúde

7Educação Permanente e Melhoria Contínua em Saúde

8Modelos de Sustentabilidade na Saúde

9Hotelaria para Experiências Customizadas do Paciente

10Farmácia e Suprimentos para Apoio Integrado à Assistência

MÓDULO V

APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Apresentação e análise crítica dos projetos aplicativos que serão desenvolvidos pelos participantes ao longo do programa. 

Apresentação dos Projetos Aplicativos, em Banca, composta pelo professor orientador e convidados.

MÓDULO I

VISÃO SISTÊMICA DA ORGANIZAÇÃO

NO NOVO CENÁRIO DA SAÚDE

O módulo objetiva apresentar e analisar o ambiente da saúde, foi idealizado para trazer ao participante uma nova perspectiva do mundo da saúde, conforme as tendências atuais. 


1Análise Ambiental e Planejamento Estratégico em Saúde

2Visão Integrada da Cadeia de Valor em Saúde

3 – Cooperativismo e Ecossistema da Saúde

4Transformação Digital na Saúde 

O módulo objetiva apresentar e analisar o ambiente da saúde, foi idealizado para trazer ao participante uma nova perspectiva do mundo da saúde, conforme as tendências atuais. 


1Análise Ambiental e Planejamento Estratégico em Saúde

2Visão Integrada da Cadeia de Valor em Saúde

3 – Cooperativismo e Ecossistema da Saúde

4Transformação Digital na Saúde 

MÓDULO II

ESTRATÉGIA CORPORATIVA EM SAÚDE

O módulo trata da construção das instituições de saúde, de estratégias de fortalecimento, cooperativismo e sustentabilidade.


1Sistemas de Saúde, Normas Éticas, Judicialização na Saúde e Bioética – Um Contexto da Saúde no Brasil

2Governança Corporativa e Compliance na Saúde

3Auditoria e Controles Internos nas Organizações e Saúde

4Inteligência Competitiva em Saúde

5Estratégias Comerciais e de Marketing no Setor de Saúde

6Comunicação Corporativa

7Imagem e Reputação Corporativa

8Performance Organizacional

9Gestão Estratégica de Custos Hospitalares

10Finanças e Análise de Investimentos

O módulo trata da construção das instituições de saúde, de estratégias de fortalecimento, cooperativismo e sustentabilidade.


1Sistemas de Saúde, Normas Éticas, Judicialização na Saúde e Bioética – Um Contexto da Saúde no Brasil

2Governança Corporativa e Compliance na Saúde

3Auditoria e Controles Internos nas Organizações e Saúde

4Inteligência Competitiva em Saúde

5Estratégias Comerciais e de Marketing no Setor de Saúde

6Comunicação Corporativa

7Imagem e Reputação Corporativa

8Performance Organizacional

9Gestão Estratégica de Custos Hospitalares

10Finanças e Análise de Investimentos

MÓDULO III

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

 Apresenta como o projeto de intervenção será construído e como gerenciá-lo. 


1Gestão de Projetos

2Gestão de Mudanças

3Apresentação da Metodologia dos Projetos Aplicativos

 Apresenta como o projeto de intervenção será construído e como gerenciá-lo. 


1Gestão de Projetos

2Gestão de Mudanças

3Apresentação da Metodologia dos Projetos Aplicativos

MÓDULO IV

ESTRATÉGIA ASSISTENCIAL

O Módulo 4 traz uma atenção especial ao processo assistencial e como aplicar construções que realmente agregam valor aos pacientes. 


1Governança Clínica

2Gestão de Riscos Assistenciais e Segurança do Paciente

3Desenvolvimento de Lideranças e Equipes de Alta Performance

4Implementação de Processos Lean e Metodologias Ágeis

5Análise de Performance e Tomada de Decisão

6Experiência do Paciente e do Profissional de Saúde

7Educação Permanente e Melhoria Contínua em Saúde

8Modelos de Sustentabilidade na Saúde

9Hotelaria para Experiências Customizadas do Paciente

10Farmácia e Suprimentos para Apoio Integrado à Assistência

O Módulo 4 traz uma atenção especial ao processo assistencial e como aplicar construções que realmente agregam valor aos pacientes. 


1Governança Clínica

2Gestão de Riscos Assistenciais e Segurança do Paciente

3Desenvolvimento de Lideranças e Equipes de Alta Performance

4Implementação de Processos Lean e Metodologias Ágeis

5Análise de Performance e Tomada de Decisão

6Experiência do Paciente e do Profissional de Saúde

7Educação Permanente e Melhoria Contínua em Saúde

8Modelos de Sustentabilidade na Saúde

9Hotelaria para Experiências Customizadas do Paciente

10Farmácia e Suprimentos para Apoio Integrado à Assistência

MÓDULO V

APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Apresentação e análise crítica dos projetos aplicativos que serão desenvolvidos pelos participantes ao longo do programa. 

Apresentação dos Projetos Aplicativos, em Banca, composta pelo professor orientador e convidados.

Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde em Uberlândia/MG

Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Saúde em Uberlândia/MG

Qual a duração?

O programa tem um carga horária total de 388 horas que equivalem a 466 horas/aula.

Qual o formato?

Híbrido: Com aulas presenciais e também no formato remoto ao vivo.

Onde vai acontecer?

Uberlândia/MG

Quando?

Inicio: 24/11/2023


Horário de realização das disciplinas no formato Presencial:

Sexta-feira - 14h às 21h e Sábados - de 8h às 14h, totalizando

13 horas em sala de aula.


Horário de realização das disciplinas no formato remoto ao vivo:

* Disciplinas de 8 horas: 2 encontros (Segunda e Terça-feira), das 18h30 às 22h, totalizando 7 horas de aula.

* Disciplinas de 15 horas: 4 encontros (Segunda e Terça-feira), das 18h30 às 22h, totalizando 13 horas de aula.


Quero saber mais

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CONHEÇA OS MESTRES QUE IRÃO TE GUIAR NESSA JORNADA*


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* Corpo docente sujeito à alterações

André Wajner

Área de Atuação: Qualidade e segurança assistencial e tecnologia da informação em saúde

Carlos Frederico Silva Habel

Área de Atuação: Marketing de Serviços de Saúde, Estratégia, Comunicação Interna e Branding

Dalton Penedo Sardenberg

Área de Atuação: Estratégia e Governança Corporativa


Eduardo Regonha

Área de Atuação: Finanças




Flavio Luiz Richieri

Área de Atuação: Estratégia e Finanças


Guilherme Miziara

Área de Atuação: Comunicação, Oratória, Negociação e Gestão de Conflitos

Guilherme Neto Lycarião

Área de Atuação: Governança Clínica


Leandro Reis Tavares

Área de Atuação: Saúde




Luciane Silva Catalani

Área de Atuação: Gestão de Marketing, Planejamento de Negócios, CRM/Clienting, Marketing de Serviços, Experiência do Cliente e Customer Centricity

Lucio José Diniz

Área de Atuação: Gestão de Projetos com concentração em Gestão de Riscos - Risk Management


Luís Fernando Vieira Joaquim

Área de Atuação: Gestão da Saúde



Sérgio Meyer Portugal

Área de Atuação: Inovação, Empreendedorismo e Marketing

Ronaldo Behrens

Área de Atuação: Direito Hospitalar


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André Wajner

Área de Atuação: Qualidade e segurança assistencial e tecnologia da informação em saúde

TITULAÇÃO: PhD em Medicina, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2017.Mestrado em Epidemiologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2013.Pós-graduação em Fellow in Hospital Medicine, pela Society of Hospital Medicine - SHM, Estados Unidos, 2019.Pós-graduação em Epidemiologia, pela Netherlands Institute of Health Sciences e Erasmus - NIHES e ERASMUS, Holanda, 2012.Pós-graduação em Liderança Empresarial e Comunitária, pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, 2011.Pós-graduação em Liderança, pela Rutenberg Institute e Confederação Israelita do Brasil, REI e CONIB, 2011.Pós-graduação em Residência Médica, pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA (2007) e pelo Grupo HospitalarConceição - GHC, 2006.Graduação em Medicina, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2003. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Segurança e Experiência do Paciente, pela Federação das Santas Casas RS - FSCRS, 2016.Extensão universitária em Ambulatório de Insuficiência Cardíaca, pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, 2002. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Médico Preceptor do Grupo Hospitalar Conceição GHC, desde 2007.Médico Visitante da Mayo Clinic, 2015.Médico da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - PMPA, 2008-2010.Médico colaborador pós-graduando do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA, 2006-2007.Médico plantonista da Fundação Universitária de Cardiologia Instituto de Cardiologia – ICFUC (2007), Prefeitura Municipal de Parobé (2005) e Prefeitura Municipal de Taquara (2004).Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar SOBRAMH, desde 2017.Coordenador do Serviço de Medicina Hospitalar do Hospital Municipal Getúlio Vargas – HMGV, 2010-2012.ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. PUBLICAÇÕES: DIOGO, LUCIANO PASSAMANI; BAHLIS, LAURA FUCHS; WAJNER, André; WALDEMAR, FERNANDO STAROSTA Decreasedmortality in patients hospitalized due to respiratory diseases after installation of an intensive care unit in a secondary hospital in the interior of Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA (IMPRESSO)., v.27, p.235 239, 2015.Fuzinatto, F; WAJNER, André; WALDEMAR, F. S.; Hopf, JL; Schuh, J; barreto, sm Venous thromboembolism prophylaxis in a general hospital. Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso)., v.37, p.160 167, 2011.

Carlos Frederico Silva Habel

Área de Atuação: Marketing de Serviços de Saúde, Estratégia, Comunicação Interna e Branding

TITULAÇÃO: Pós- graduado em Administração Mercadológica – UNA BH.Especialista em Marketing pela Concordia University – EUA.Graduado em Comunicação Social - Especialidade em Publicidade e Propaganda. – PUC MG. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Sócio gerente – consultor na Habel Marketing e Consultoria, desde agosto 2002.Supervisor de Marketing e Comunicação no Hospital de Olhos de Minas Gerais-clínica Dr. Ricardo Guimarães, Agosto 1998 a Julhode 2002.Técnico de Comunicação na Fiat Automóveis – Fiasa, 1997.Atuou como Assessor Cultural no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (1992-1997); Sócio-gerente/consultor no Assessores Marketing e Comunicação (1989-1992); Assessor de Comunicação, (1988-1989); Contato Publicitário na Sindi-Sistema Integrado de Distribuição-Apoio/Kit Eletro e Assistente de RTVC na Jmm Publicidade-Minas Gerais.Conselheiro, presidente do conselho superior do ICBEU-BH, vice-presidente e presidente executivo da instituição de 2012 até 2016.Profissional com atuação no segmento de Marketing de Saúde, atuando há mais de 21 anos nesta área, responsável pelo desenvolvimento e implementação de planejamento estratégico organizacional, planejamento estratégico de marketing e marketing digital e comunicação interna para diversas instituições de saúde em Belo Horizonte, nas especialidades de oftalmologia, cirurgia plástica, pneumologia, odontologia, fisioterapia, medicina nuclear, laboratórios de análise, clínicas de vacinação, clínica popular, fisioterapia e hospital geral. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral - FDC.Docente em ensino superior, lecionando em cursos de graduação e pós-graduação na área de marketing e comunicação em instituições como PUC Minas, IBS-Fundação Getúlio Vargas, UNILESTE, FAMINAS, Faculdade São Camilo, Faculdade Novos Horizontes e Escola de governo da Fundação João Pinheiro.Professor de Marketing Hospitalar no curso de pós-graduação de Administração Hospitalar da Faculdade São Camilo-MG, UNILESTE, Faculdade de Caratinga, Faculdade Victor Hugo – São Lourenço.Áreas de atuação: Marketing de Serviços de Saúde, Estratégia, Comunicação Interna e Branding.Mentoria em Marketing e Estratégia para estudantes de administração, comunicação e ex-alunos da Faculdade IBS/FGV.

Dalton Penedo Sardenberg

Área de Atuação: Estratégia e Governança Corporativa

TITULAÇÃO: Doutor em Governança Corporativa, pela Universidade de Birmingham, Reino Unido, 2012.Mestre em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão de Negócios, pela Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC,em 2003.MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral – FDC, em 1997.Extensão em Gestão Empresarial, na Fachhochschule Karlsruhe, com aplicação prática na Badische Stahlwerke – BSW, Alemanha, em 1988.Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, em 1987. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor tempo integral da Fundação Dom Cabral – FDC, nas áreas de Governança Corporativa, Compliance e Ética Empresarial, Gestão de Empresas Familiares e Gestão Estratégica.Orientador Técnico do Programa PAEX - Parceiros para Excelência e do PDA – Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas e da Família Empresária, da FDC.Professor titular da cadeira de Governança, Risco e Compliance do Executive MBA da FDC.Professor de diversos programas customizados de grandes organizações, incluindo empresas multinacionais, empresas de controle familiar, cooperativas e empresas estatais.Coordenou o Núcleo de Governança Corporativa da Fundação Dom Cabral. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Na FDC foi responsável, durante cinco anos, pela Educação Executiva (programas abertos e customizados) e Pós-graduação (EMBA e Programas de Especialização lato sensu). Por dois anos dirigiu também a área Administrativa e as Parcerias EmpresariaisOutras funções desenvolvidas na Fundação Dom Cabral: foi responsável pelo Programa de Gestão Avançada – PGA, realizado em aliança com o INSEAD; pelo STC Executivo em aliança com a Kellogg School of Management; lançou a parceria COMn – Conexão Organizações Mundo, que reunia CEOs de grandes empresas; Gerente responsável por diversos programas customizados.Possui experiência executiva no Grupo Gerdau e Grupo Korf. PUBLICAÇÕES: Coautor do artigo Governança, Risco e Compliance: uma Análise Comparativa entre as Empresas Estatais Federais na Adequação à Lei 13.303/16 , SEMEAD 2018.Autor do capítulo de Governança em Estatais, do livro Políticas Públicas no Brasil - Uma Abordagem Institucional, Paiva,Paulo; Mendes,Gilmar, Ed. Saraiva, 2017.Coautor do estudo de Caso “Altos e Baixos sem descer do salto – o caso Equipage”, STEP Global Summit, 2017.Artigo “Conflito de Agência às Avessas: rompendo com o altruísmo familiar”, Enanpad, 2006. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Membro do Global Board do STEP Project (Successful Transgenerational Entrepreneurship Practices), Babson College, EUA.Membro do Conselho de Governança e Compliance da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro.Membro do Conselho Curador do Guia Exame de Compliance.

Eduardo Regonha

Área de Atuação: Finanças

TITULAÇÃO: PhD em Ciências na área de concentração de Custos em Saúde e Gestão de Custos para Clínicas, pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP / EPM, 2005. Pós-graduação em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas – Proahsa, 1993. Graduação em Ciências Contábeis, pela Faculdades Zona Leste, 1988. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Diretor Executivo de empresa de Consultoria, desde 1994. Articulista da Revista DOC (Finanças). Editorial da Revista de Administração em Saúde, sendo a publicação oficial da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. Coordenador do Curso de MBA em Administração Hospitalar da Faculdade Unimed. Professor de Custos e Controladoria da Faculdade Unimed. Professor de Finanças e Custos do curso de Gestão de Clinicas Medicas da Fundação Getúlio Vargas SP. Foi Coordenador Técnico do Curso de Gestão em Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP. Foi Professor de Custos Hospitalares e Contabilidade Gerencial do Centro Universitário São Camilo, da Fundação Unimed, da Faculdade de Saúde Pública – FMUSP e da UNIFESP / EPM - Instituto da Visão.

Flavio Luiz Richieri

Área de Atuação: Estratégia e Finanças

TITULAÇÃO: Mestrado em Administração, pelo Mackenzie, 2007. MBA, pela Fundação Dom Cabral, 2000. Graduação em Administração de Empresas, pelas Faculdades Associadas São Paulo – FASP, 1994. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Curso de extensão em Gestão da Inovação, pela Universidade de Stanford. PhD em Medicina, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2017. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Diretor e Consultor Associado, pela BMI, 2012-2014. Presidente e Fundador, pela CCDE, 2009-2011. Foi Diretor Executivo Mundial de Global Sales Process, Diretor Sênior de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para a América Latina, Diretor de Global Information Solutions – GIS para a América Latina, Diretor de Tecnologia e Consultor Técnico Sênior, pela SSA Global Inc., 1995-2006. Foi sócio e CEO da CCDE e Diretor da GTS. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atua há mais de 12 anos como consultor executivo nas áreas de Estratégia, Planejamento e Análise de Negócios, Finanças Corporativas e Transformação de Resultados em empresas de diversos setores e tamanhos. Longa trajetória profissional e executiva no setor de TI, tendo atuado por mais de 21 anos em organizações como Itautec, IBM, SSA e Infor. Como executivo de M&A para América Latina, liderou 14 aquisições na região. Membro do GEAF (Grupo de Excelência em Administração Financeira) do CRA/SP e Investidor Anjo associado a Anjos do Brasil. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Associado da Fundação Dom Cabral – FDC. Professor de programas de Pós-graduação há mais de 18 anos, responsável pelas disciplinas: Gestão Financeira, Inteligência Empresarial, Tecnologia da Informação e Sistemas Digitais, Avaliação Econômico-Financeira de Projetos e Métodos Quantitativos Aplicados a Vendas nos programas da ESPM, desde 2000. Professor convidado de programas de educação executiva, pela Mackenzie e INSPER.

Guilherme Miziara

Área de Atuação: Comunicação, Oratória, Negociação e Gestão de Conflitos

TITULAÇÃO: Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Pós-graduado em Comunicação Empresarial. Graduado em Jornalismo. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral – FDC. Docente da disciplina Habilidades em Comunicação, pelo COPPEAD/UFRJ. Professor no curso de MBA, ministrando a disciplina Técnicas de Negociação, pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professor nos cursos de Pós-Graduação em Direito e em MBA, ministrando as disciplinas de Apresentações Corporativas, Oratória, Sustentação Oral, Comunicação Empresarial e Negociação e Gerenciamento de Conflitos, pelo IBMEC. Diretor Executivo da Miziara Habilidades em Comunicação, empresa que atua nas maiores instituições de ensino, escolas de negócios e empresas do Brasil. Atua em treinamentos de comunicação in company por todo o país, em empresas nacionais e transnacionais de grande porte como: Aggreko, PREVI, ECEME, TV Globo, Souza Cruz, Endesa, Bradesco, ThyssenKrupp CSA, Petrobras, Sebrae, Globo.com, CompraFácil, Mills, Vale, Lojas Americanas, B2W, Team Nogueira, ILOS, entre outras. Responsável pelo Treinamento Prático em Comunicação dos docentes da FGV-RJ e FGV SP, Universidade Castelo Branco-RJ e SATC-SC (2005 a 2011). Atualmente treina os professores do IBMEC-RJ e do COPPEAD/UFRJ, além da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. Treina executivos, pessoas públicas, acadêmicos e palestrantes em habilidades de comunicação. Palestrantes nos temas: Técnicas de Argumentação para Advogados";"Negociação e Gerenciamento de Conflitos"; "Comunicação Eficaz: os detalhes que fazem a diferença" e "Relação Professor-Aluno: a influência da boa comunicação em sala de aula“.

Guilherme Netto Lycarião

Área de Atuação: Governança Clínica

TITULAÇÃO: Pós-graduação em Cirurgia Videolaparoscópica, pelo Hospital Evangélico de Belo Horizonte, 2008. Pós-graduação em Cirurgia geral, pelo Hospital Evangélico de Belo Horizonte, 2007. Graduação em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte – FCMMG, 2004. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Curso de Imersão em Terapia Intensiva Neurológica, pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva - SOMITI, Brasil. Curso de Fundamental Critical Care Suporte, pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva - SOMITI, Brasil. Curso de Ultrassom Point of Care, pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva - SOMITI, Brasil. Curso Advanced Trauma Live Support, pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões - CBC, Brasil. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenador do setor de Governança Clínica do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis, desde 2015. Gerente da Divisão de Governança do Hospital Público Regional de Betim, desde 2017. Auditor da Norma ONA. Consultor de Governança pela EQ gestão da Qualidade. Diretor Técnico do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, 2009. Coordenador do CTI pós-operatório do Hospital São Francisco, 2014-2016. Coordenador do CTI adulto do Hospital Público Regional de Betim, 2012-2014 ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. Orientador de residência pela PUC Betim, FCMMG e Faculdade de Medicina de Barbacena, todas em campo. Professor do curso de Governança Clinica pela EQ gestão da Qualidade. Projeto de pesquisa: A implementação e desenvolvimento da Governança Corporativa em instituições Hospitalares. Projeto em andamento pela escola de Enfermagem da Universidade Federal de Medicina.

Leandro Reis Tavares

Área de Atuação: Saúde

TITULAÇÃO: PhD em Cardiologia, pela Universidade de São Paulo, USP, 2011. MBA Executivo, pela Fundação Dom Cabral, FDC, 2013. Mestrado em Ciências Médicas, pela Universidade Federal Fluminense, UFF, 2003. Especialização em Cardiologia, pela Universidade Federal Fluminense, UFF, 2001. Graduação em Medicina, pela Universidade Federal Fluminense, UFF, 1999. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras (2010-2016), Substituto Eventual do Diretor-Presidente (2010-2012), Diretor de Fiscalização da ANS (2009-2010), Assessor Especial da DIOPE (2007-2009) da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Diretor do Laboratório Sérgio Franco – LSF, 2007. Chefe Médico da Unidede de Emergências da Amil Resgate Saúde – RESGATE, 2006-2007. Médico Rotina da Unidade Cardio Intensiva do Hospital de Clinicas de Niterói – HCN, 1999-2007. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. PUBLICAÇÕES: Flavio Augusto Colucci Coelho; TAVARES, L. R. Associação da Síndrome Metabólica e seus Componentes na Insuficiência Cardíaca Encaminhada da Atenção Primária. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. , v.89, p.42 - 51, 2007. TAVARES, L. R.; Luis Guillermo Cocca Velarde; Veronica Alcoforado de Miranda; Evandro Tinoco Mesquita Percepções sobre diagnóstico e manuseio da Insuficiência Cardíaca: comparação entre cardiologistas clínicos e Médicos de Família. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. , v.87, p.167 - 173, 2006.

Luciane Silva Catalani

Área de Atuação: Gestão de Marketing, Planejamento de Negócios, CRM/Clienting, Marketing de Serviços, Experiência do Cliente e Costumer Centricity

ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Experiência com Consultorias em Marketing, em empresas como Unimed – RJ, onde foi responsável pela Estruturação da nova linha de produtos/serviços em planos de saúde; Reformulação das comunicações de rotina com os três tipos de públicos da empresa: usuários, cooperados e rede hospitalar de diagnóstico; Avaliação e reestruturação dos serviços e atendimento oferecido. Também atuou na Globosat, Bradesco Seguros e outras. Atuou como Sócia-Gerente e Diretora de Marketing na Alliance Corporate Education e Tavares Propriedade Intelectual. Palestrante nos temas: “Serviços na Internet”, “Marketing além dos 4 P’s – Uma Introdução a Serviços e Relacionamento”, “E- Business – Desafios e Oportunidades” e “Marketing na Internet – Oportunidades e Desafios”. PUBLICAÇÕES: Algumas publicações, como: CATALANI, Luciane S. et al. E-Commerce. RJ: Editora FGV, Publicações FGV Management, Série Marketing, 2004, com nova edição em 2005. CATALANI, Luciane S. et al. Assessing the Importance and Roles of Brands on Online Consumer Buying Behavior in Brazil. Trabalho aceito para apresentação e publicação do abstract nos Anais da Conferência Anual de BALAS – Business Association for Latin America Studies, em Massachusetts, USA, Maio/2004. 

Lúcio José Diniz

Área de Atuação: Gestão de Projetos com Concentração em Gestão de Riscos - Risk Management

TITULAÇÃO: Mestrado em Administração de Empresas e Projetos, pela Universidade de Missouri, Colúmbia, EUA, 1985. Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 1979. Graduado em Medicina, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 1979. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Gold Mastery Certification in Strategic and Systems Thinking, pela University of San Diego, Califórnia, EUA, 2009. Certificação PMP – Project Management Professional, pelo PMI – Project Management Institute, Pensilvânia, EUA. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor Associado da Fundação Dom Cabral – FDC na área de Gestão de Projetos, com concentração em Gestão de Riscos – Risk Management. Foi Professor do Módulo de Gestão de Projetos nos cursos de Especialização em Engenharia Econômica,1988-2000, e do MBA da CST e Eletronorte, 1999-2000, da FDC. Professor de Política e Estratégia Empresarial para cursos de Especialização promovidos pela FUMEC, 1998-1999. Professor no Módulo de Gestão de Riscos em Projetos, para o MBA em Gestão de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, RJ, em 2001. Executivo e Project Manager em empresas multinacionais, tendo atuado em projetos nos EUA, Arábia Saudita, França, Austrália e Angola. Assessor de Organizational Development em empresas de grande porte no Brasil. Consultor nas áreas de Política e Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos – Project Management. Experiência como vice-presidente executivo do capítulo do PMIMG – Project Management Institute, em 2001. Pesquisador do MIT – Massachusets Institute of Technology, em Boston/EUA. Palestrante em congressos e seminários internacionais nas áreas de Strategic Thinking e Project Management. Membro do Board of Advisors da GAST – Global Association for Systems Thinking – San Diego, Califórnia, EUA. Membro de diversas associações, destacando-se a Asce – American Society of Civil Engineers –, o PMI – Project Management Institute – e a Missouri University Alumni Association, todas nos Estados Unidos.

Luis Fernando Vieira Joaquim

Área de Atuação: Gestão da Saúde

TITULAÇÃO: MBA, pelo IBMEC, 2008. Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, pela UniFEI, 2005.       FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Certificação PMP - Project Management Institute (PMI), 2008. Capacitação em Gestão de Projetos, pela Fundação Vanzolini, 2006. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Mais de 10 anos de experiência na Indústria de Life Sciences and Health Care. Atuação em diversos projetos contemplando projetos de inovação e planejamento estratégico, “Go to Market”, gestão por Indicadores e BSC, desempenho e arquitetura organizacional, revisão do modelo de negócio, business case, redução de custos, análise de riscos, estudo de mercado e mapeamento e redesenho de processos. Durante atuação na área de riscos teve como foco o gerenciamento de riscos em projetos e investimentos. Responsável em campo pela coordenação e execução de projetos, análise da carteira de projetos e sua aderência às diretrizes estratégicas. Trabalhou ainda na criação e revisão de procedimentos, e análise da maturidade nos processos de projetos, programas e portfólio. Foi Técnico / Engenheiro (Restabelecimento de Sistemas) da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô de SP, 2000-2007. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral – FDC. 

Ronaldo Behrens

Área de Atuação: Direito Hospitalar

TITULAÇÃO: PhD em Direito Público, pela Université Lille 2, France, 2014. Pós-graduação em Gestão Estratégica de Municípios, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, 1997. Pós-graduação em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral – FDC, 2003. Graduação em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 1995. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Sócio e Advogado na Portugal Vilela Almeida Behrens - Direito de Negócios, desde 1996. Consultor jurídico e especialista em gestão de negócios, além de sócio de Escritório de Advocacia com forte atuação em no mercado business, objetivando direcionar a estruturação da indústria da saúde, além de atuar como consultor de hospitais e grandes clínicas médicas, desenvolvendo trabalho preventivo e centrado no relacionamento com os pacientes, gestão de conflitos, mediação e fortalecimento da marca da Instituição. Advogado em procedimento arbitral na CAMARB (contrato defornecimento de alimentação para hospital). Atuou como membro da Comissão de Negociação – Associaçãode Hospitais de MG, na negociação com operadoras de plano de Saúde. Advogado atuante em defesa de médicos em processos nos Conselhos de Medicina. Procurador Geral da Câmara Municipal de Santa Luzia, 1998. Assessor Jurídico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG, 1996. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. Palestrante no congresso internacional “Finances publiques et Santé", Lille, França - tema “Les finances publiques et privées dansle système de santé brésilien”.

Sérgio Meyer Portugal

Área de Atuação: Inovação, Empreendedorismo e Marketing

TITULAÇÃO: Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2019. Pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2013. Pós-graduado em Comunicação com o Mercado, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2006. Graduado em Administração de Empresas, pelo Centro Universitário de Brasília, 2003. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Blockchain Essentials, pela IBM, 2019. Build Your Own Chatbot, pela IBM, 2019. Curso de Extensão em Inteligência Competitiva, pela Fundação Getúlio Vargas, 2011. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Consultor de negócios em Inovação e Transformação Digital, desde 2018. Foi consultor de inovação, negócios e M&A da Andrade Silva Advogados, 2017-2018. Foi cofundador e articulador do movimento ComInteligência, 2012-2018. Foi diretor de marketing e vendas da Delphus Intelligence, 2011-2016. Foi representante comercial da CDN Comunicação Corporativa, 2010-2012. Foi consultor de Mídias Sociais da Pesquisa Doc durante a campanha para Governo de MG e Senado Federal, 2010. Atuou como redator publicitário da Denison Brasil/Ogilvy, 2001-2002. Criador/Coordenador de projetos de comunicação da Cobram – Cia. Brasileira de Marketing, de 1998-2000. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Professor Convidado da Fundação Dom Cabral - FDC. Professor convidado em Gestão da Inovação da Faculdade Unimed, desde 2019. Foi professor convidado da Una e Uni, 2014-2015. PUBLICAÇÕES: A inteligência competitiva e o “país do futuro”. Radar do Futuro, novembro 1, 2012. Autores: Sérgio Meyer Portugal e Alberto Duque Portugal.

QUEM SOMOS

Conectamos e garantimos a execução das melhores soluções em governança e gestão para impulsionar o seu negócio e/ou carreira, proporcionando autonomia através do poder do conhecimento compartilhado.

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12 ANOS TRANSFORMANDO EMPRESAS E GESTORES

+250

Projetos Desenvolvidos para Empresas

+980

Executivos Desenvolvidos

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Famílias Empresárias com Modelo de Governança Implementado

A MKTLink é uma associada da Fundação Dom Cabral que, há mais de 12 anos potencializa empresas e carreiras com o que há de melhor em soluções de gestão e governança do mercado, conectando empresas e organizações às soluções FDC e contribui efetivamente para o desenvolvimento e aprimoramento de lideranças, fatores que reverberam no aumento de produtividade e resultados.

Auxiliamos empresas na construção e implementação de processos e modelos de gestão de governança, com o objetivo de promover o crescimento e perenidade das organizações.

Potencializamos carreiras com os melhores programas de educação executiva do mundo, em parceria com a Fundação Dom Cabral.

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